HÁ UMA RELAÇÃO ENTRE ABORTO RECORRENTE E ANORMALIDADES NO ACROSOMA?

Uma das vantagens da tecnologia que desenvolvemos para fazer a rotina de Análise Seminal Avançada no Laboratório Lisalab é que ela tem  capacidade de ajudar na investigação de qualquer distúrbio que afete os órgãos genitais masculinos. Em nosso exame avaliamos uma infinidade de parâmetros, os quais, individualmente, ou combinados entre si permitem encontrar caminhos que podem ajudar no diagnóstico. Isto se deve ao fato que os parâmteros analisados em nosso exame  dão uma ampla visão sobre danos na atividade funcional dos testículos e dos epidídimos que afetam a fertilidade masculina. Por outro lado, outros parâmetros analisados na sua rotina, também dão uma ampla visão sobre a atividade funcional dos demais orgãos genitais (vesículas seminais e próstata) e dos ductos ejaculatórios. Em conjunto, estas avaliações ajudam na detecção de  distúrbios que afetam todo o trato genital masculino, mesmo se o paciente está apenas sob investigação de infertilidade masculina, que é a indicação clínica mais comum. Com estas características é comum recebermos pacientes com variadas indicações clínicas para fazer nossa rotina de Análise Seminal Avançada, tais como prostatite crônica (em homens com idade avançada), hemospermia, traumas testiculares, varicocele em adolescentes, epididimite aguda e crônica e mesmo com outras indicações clínicas mais raras, por exemplo, trombose escrotal, agenesia de canal deferentes, dilatação cística das vesículas seminais, etc. Periodicamente aqui no blog reportamos alguns resultados que encontramos em nossos exames, os quais são posteriormente divulgados em nossas redes sociais,  com o propósito de dar informações sobre como ele pode ajudar no diagnóstico.

Se nossa rotina de Análise Seminal Avançada tem utilidade para ajudar na investigação de quase todos os distúrbios que afetam o trato genital masculino e ela sempre mostra um ou mais caminhos para se chegar ao diagnóstico, às vezes ela nos surpreende, com aquilo que ainda pode fazer fora das nossas espectativas, em diversas circunstâncias. Umas destas surpresas ocorreu há mais de uma década, quando recebemos as primeiras solicitações de especialistas para avaliar o fator masculino, em casais com histórico de aborto, especialmente de aborto recorrente. Como nós estamos integralmente focados em tudo que diz respeito a nosso exame, passamos a observar e  a catalogar resultados em nosso Centro de Pesquisa, de exames feitos com esta indicação clínica, com o propósito de encontrar novas informações sobre este distúrbio que afeta muitos casais em todo o mundo. De um modo geral, clinicalmente se dá pouca ênfase à investigação do fator masculino. Em nossas redes sociais nós observamos o quanto um aborto é traumático e muitas vezes sem solução, considerando que dados da literatura mostram que cerca de 50% dos casos são de natureza idiopática (Diejomaoh MF. Med Princ Pract 2015;24(suppl. 1):38-55. Hoje, nós temos vários estudos a respeito em andamento, mas ainda sem informações concretas e plausíveis para serem reportadas ou publicadas.

Neste blog reportaremos os resultados que encontramos em uma recente Análise Seminal Avançada que efetuamos, de um paciente cuja esposa tinha um histórico de dois abortos, perto do terceiro mês de gravidez. Na anamnese laboratorial que efetuamos de todos os nossos pacientes, esta foi a única informação significativa que ele nos deu, além de citar que tem um filho de outro relacionamento e que não teve nenhum histórico de aborto anteriormente. Nas tabelas a seguir apresentamos os resultados mais significativos encontrados nos parâmetros analisados:

Análise de Características Físicas do Ejaculado

Parâmetro
Resultado
Referência
Coagulação
Moderada
Moderada ou intensa
Liquefação
>60 minutos
<60 minutos
Volume
4,4 mL
2,0-5,0 mL
Cor-aspecto
Cinza-opalescente
Cinza-opalescente
Viscosidade
Normal
Normal
pH
7,6
7,3-7,8
Todos os valores de referência foram determinados e adaptados para nosso exame, seguindo sempre que possível o Manual da OMS 2010

Bioquímica Seminal

Parâmetros
Resultados
Referência
Frutose
5,4 mg/mL
1,1-5,0 mg/mL
Fósforo Inorgânico
832 µg/mL
691-887 µg/mL
Cálcio
226 µg/mL
230-395 µg/mL
Fosfatase ácida
305 U/mL
135-1.129 U/mL
Zinco
104 µ/mL
81-138 µg/mL
Todos os valores de referência foram determinados e adaptados para nosso exame

Análise convencional de características espermáticas

Parâmetros
Resultados
Referêencias
Espermatozoides/mL
64.000.000
>15.000.000
Espermatozoides/Ejaculado
281.600.000
>32.000.000
Vitalidade
65%
>58%
Motilidade total
49%
>40%
Motilidade progressiva
48%
>32%
Motilidade não progressiva
1%
1-8%*
Imóveis
51%
22-60%
Morfologia normal
5,95%
>4,00%
Teste Hipoosmótico
57%
>58%
Teste Hipoosmótico/mL
160.512.000
>22.620.000*
Relação Testículo/Epidídimo
1,19
1,23-1,53**
*Valores de referência determinados e adaptados para nosso exame
** Índice que criamos para comparar a atividade funcional dos testículos x epidídimos. Índices <1,23: indicam função testicular mais comprometida e função epididimária normal; 1,23-1,53: valores normais; 1,53-2,06: valores pouco conclusivos, mas podem sugerir função epididimária mais comprometida; 2,06-3.02: em caso de morfologia normal, sugere função epididimária comprometida. Pode ser sugestivo de epididimite crônica; >2,60 (quase sempre com morfologia anormal): sugere distúrbios em ambas as funções, testicular e epididimária.

Análise de outras características espermáticas


Parâmetros
Resultados
Valores de referência
Integridade da membrana plasmática
99%
>85%
Acrossoma <40%
3%
-
Acrossoma entre 40-70%
38%
>75%
Acrossoma >70%
59%
-
Vacúolos múltiplos acrossoma
1%
<15%
Vacúolos gigantes acrossoma
0
<10%
Vacúolos nucleares
2%
<5%
Integridade da cromatina nuclear
85%
>75%
Todos os valores de referência foram determinados e adaptados para nosso exame.
Avaliação do acrossoma baseada no critério estrito de Kruger et al.

Avaliação de células não espermáticas

Parâmetros
Resultados
Referências*
Células germinais imaturas/mL
2.136.000
1.500.000-4.500.000
Células de Sertoli
0
<1.000
Leucócitos/mL
84.000
<400.000&
Fagócitos/mL
31.000
<100.000
Células epiteliais descamativas#
99.000
<500.000
Hematias
0
<50.000
Corpos residuais
8.049.000
1.500.000-4.500.000
Índice Ez/CG**
30/1
>40/1
* Todos os valores de referência foram determinados e adaptados para nosso exame
** Este índice avalia a integridade do epitélio germinativo. Valores <40/1 indicam que pode haver uma perda de integridade.
& Esta referência foi determinada com base na tecnologia que desenvolvemos para contar todas as células simultaneamente e difere do Manual da OMS 2010.
# células dos epidídimos, próstata, vesículas seminais, uretra e do epitélio de transição

Outras avaliações

Parâmetros
Resultados
Referências
Aglutinação espermática*
Grau 2 (padrão T-T)
Grau 1 ou ausente
Agregação espermática*
Grau 1
Grau 1 ou ausente
Imobilização espermática*
Ausente
Grau 1 ou ausente
Anticorpos antiespermatozoides
2%
<10%**
Flora bacteriana
Não detectada
Reduzida ou ausente
*seguem recomendações do Manual da OMS-2010
** Mar-teste (Jagger et al.)

Analisando estes resultados e suas possíveis interpretações, nós observamos que praticamente todos os parâmetros avaliados se encontram dentro da faixa de normalidade.

A relação T/E, que avalia a função testicular (espermatogênese) vs. a função epididimária mostra um valor abaixo da referência. Isto indica que a atividade funcional dos epidídimos aparentemente é normal, ao passo que a atividade funcional dos testículos pode estar um pouco comprometida.

Na análise da área ocupada pelo acrossoma, se evidência uma alteração muito significativa, com a presença de 59% dos espermatozoides com o acrossoma ocupando uma área >70%. Este achado é altamente indicativo da presença de um distúrbio e foi a alteração mais importante do exame.

Um índice que desenvolvemos para medir a integridade do epitélio germinativo detectou uma proporção de trinta espermatozoides para cada célula germinal imatura no semen analisado. Ainda que não seja um valor para ser considerado de relevância para o exame, ele pode ter alguma relação, com as duas alterações citadas nos parágrafos anteriores. Quando há perda da integridade do epitélio germinativo, geralmente há um aumento de descamação de células germinais no ejaculado, em número desproporcional à quantidade de espermatozoides presentes. Usualmente, nós consideramos este valor significativo, quando a relação é <20/1. Esta relação 30/1 detectada no presente exame é uma faixa duvidosa e que não confirma a suposta perda de integridade do epitélio germinativo. Entretanto, como foi dito acima, ela pode ter uma relação com as alterações citadas anteriormente.

Como informação adicional deve ser citado que, analisando as células germinais imaturas no semen deste paciente houve uma acentuada predominância de Sd-espermátides, na proporção de 73%, o que não é um achado muito comum em nossos exames. Este dado também pode ter uma relação com as outras alterações detectadas.

Resumindo, se considerarmos as alterações mais significativas encontradas neste exame: 1- Relação T/E <1,23; 2- Prevalência de acrossoma ocupando >70% da área cefálica em 59% dos espermatozoides; 3- Suspeita de perda de integridade do epitélio germinativo, não confirmada; 4- Prevalência de Sd-espermátides (73%); se nota que todas são sugestivas de algum distúrbio na produção de espermatozoides (função testicular). O exame não tem recursos para determinar o que seria este distúrbio, porque isto é um atributo do especialista que atende o paciente. Na verdade, sua função é dar estas informações para auxiliar o diagnóstico (o que ele surpreende às vezes com alterações imprevistas) e não fazer o diagnóstico. Ao mesmo tempo, enfatizamos que não há nenhuma informação na literatura a respeito, que seja do melhor de nosso conhecimento.  Dever ser ainda destacado o valor encontrado na Relação T/E, o qual foi o principal indicador de um compromentimento da função testicular.

Se este paciente tivesse efetuado um exame do sêmen convencional (espermograma), todas as alterações citadas não seriam investigadas e nem detectadas. No início deste blog falamos que nossa rotina de Análise Seminal Avançada às vezes nos surpreende com estes achados, pois eles podem correlacionar com os dados fornecidos pelo paciente durante a anamnese laboratorial que executamos, a qual foi comentada aqui em um blog anterior, que pode ser acessada no link abaixo:

https://lisaandrologyreports.blogspot.com/2020/01/laboratory-anamnesis-for-advanced-semen.html

No caso deste paciente, ele somente nos informou como significativo, os dois abortos que esposa teve antes de completar o primeiro trimestre de gravidez.  Como ele não teve uma investigação preliminar se era portador de varicocele (a análise de características espermáticas mostra que mesmo se ele fosse portador, a varicocele aparentemente não afeta sua fertilidade) e o paciente procurou nosso serviço para avaliar aborto de repetição, nós achamos que as alterações encontradas neste exame sugerem que fator masculino pode ter tido alguma participação nos eventos ocorridos, embora isto seja apenas uma hipótese, para ser investigada.

Vale ressaltar que não é a primeira vez que encontramos esta alteração na região acrossômica, em pacientes cuja esposa tenha um histórico de aborto de repetição. Já temos alguns casos catalogados em nosso centro de pesquisa. Entretanto, ainda estamos estudando esta informação e não sabemos nada sobre a causa deste distúrbio e se ele tem realmente uma relação com abortos de repetiçao. Contudo, pensamos que isto talvez seja um dado relevante, pois é uma opção nova para investigar casais com este problema. Aborto recorrente é um trauma marcante na vida de quem passa por ele, especialmente para a mulher. Nós acompanhamos grupos formados sobre o assunto em nossas redes sociais e consideramos  e apoiamos muito o drama de pessoas, que lamentavelmente têm este tipo de problema. Trata-se de um sofrimento grande, principalmente para as mulheres que nunca conseguem levar uma gravidez a termo e com diversos abortos.

Como sempre fazemos em todos os blogs que reportamos, gostaríamos mais uma vez de enfatizar a importância de tecnologia que criamos para o exame do sêmen. Em um exame praticamente normal, de repente ele nos surpreende detectando as alterações encontradas e reportadas aqui. Alias, este foi o objetivo a ser alcançado desde o início, quando planejamos o desenvolvimento desta tecnologia. Felizmente deu certo e hoje ela tem múltiplas aplicações. O fato de atendermos paciente com a indicação clínica aqui citada, o que não é comum na rotina laboratorial, mostra o reconhecimento de sua importância e utilidade para auxiliar no diagnóstico.

Você pode consultar todos os blogs que publicamos no link:

https://lisaandrologyreports.blogspot.com/

Contatos: lisalabrescenter@gmail.com









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COAGULAÇÃO DO SÊMEN: ORIGEM, FUNÇÃO BIOLÓGICA E IMPORTÂNCIA PARA A FERTILIDADE MASCULINA

MORFOLOGIA ESPERMÁTICA: INTERPRETANDO O PONTO DE CORTE NORMAL DE 4% E O CRITÉRIO ESTRITO DE KRÜGER